Facebook – Podemos confiar ou será que não? 

Artigo escrito por Pedro Torres, CEO da Plan4Privacy

Em Abril partilhámos algumas das iniciativas que vão ocorrendo dentro das áreas da Privacidade e da Cibersegurança como  a petição Reclaim your face    ou o curso online Consumidor Ciberseguro. Também partilhámos as questões colocadas pela nossa convidada, a Gabriella Cabral, relativamente à criação do  Passaporte imunológico contra Covid-19 e Proteção de Dados Pessoais .

Nos próximos textos, queremos falar-lhe sobre dois gigantes digitais, o Facebook e a Google .

Estas duas empresas dominam o mercado digital, chegando mesmo a serem os detentores de 8 das 10 aplicações mais usadas nos Estados Unidos da América , muitas delas bem conhecidas no nosso país, como o Gmail, o Google Maps, Google Drive, o Instagram ou o Messenger.

Com este artigo, em concreto, queremos dar-lhe a conhecer uma funcionalidade disponível no Facebook, e que apesar de possivelmente não se ter apercebido da sua existência, é fundamental que a conheça.

Chama-se «Atividade fora do Facebook» ou Off-Facebook Activity para quem utilize o inglês como idioma predefinido, e está disponível tanto na versão móvel como na versão computador.

Já falamos anteriormente sobre o facto de os sites e as aplicações recolherem os nossos dados, e como é óbvio, o Facebook não é exceção. Bem pelo contrário. O Facebook armazena os nossos dados e os registos da nossa atividade , quando navegamos no seu site ou aplicação, bem como através de outras aplicações cuja credenciação é realizada através do Facebook.

Que tipo de dados são recolhidos pelo Facebook?

Todos os que tenham que ver com a sua presença no mundo online . Ou seja, quanto tempo navegou na internet, quantas vezes acedeu a cada site ou aplicação, que compras fez online, pesquisas sobre produtos ou serviços, inclusive os seus contactos, como o seu endereço de correio eletrónico por exemplo. Estas informações são recolhidas em todos os sites ou aplicações que tenham o código «Facebook Pixel», a ferramenta que irá criar o seu perfil digital com base no tipo de utilização que faz da internet.

É a partir daqui que são selecionados os anúncios publicitários que surgem no seu feed de notícias do Facebook.

Faça o teste. Experimente fazer uma pesquisa no Facebook, ou mesmo no Google, sobre malas de viagem. De seguida, espreite o feed de notícias. Não lhe vão faltar opções de lojas para comprar malas de viagem.

Mas então para que serve a opção «Atividade fora do Facebook»?

Aqui encontrará registada toda a sua atividade , que não tendo ocorrido diretamente no Facebook, passou de alguma forma pela intervenção deste gigante das redes sociais, como por exemplo e como já vimos acima, todos os logins em sites que sejam feitos através da opção Facebook.

Sempre que entrar num site por esta via, o Facebook é notificado e guarda esta informação no seu perfil.

Informação essa que pode chegar de todos os lados. Lojas ou serviços online, cursos online, sites de notícias ou publicações, entre outras inúmeras utilizações da Internet.

A boa notícia é que é possível controlar esta recolha em massa dos seus passos digitais, com a opção «Atividade fora do Facebook», desativando-a.

No menu Facebook, independentemente do equipamento no qual aceda, abra a opção «Definições e Privacidade» e selecione «Definições». Na seção «As tuas informações do Facebook», encontrará «Atividade fora do Facebook».

Ao clicar neste campo, tem ao seu dispor mais três opções: «Gerir a tua atividade fora do Facebook», «Apagar histórico» e «Mais Opções».

Espreite a primeira, e surpreenda-se com a lista que vai encontrar… aqui estarão todos os sites e aplicações que forneceram o registo da sua atividade ao Facebook.

Em «Apagar histórico», pode terminar com algumas sessões em sites cujo o acesso é feito através desta rede social, porém terá a garantia que quando lá voltar e o que lá fizer não se espalha para outros fóruns.

No campo «Mais opções» surge «Gerir a atividade futura», e ao clicar aqui terá a possibilidade de parar, a partir deste momento, o registo no Facebook da sua atividade fora desta rede social.

Não é porque tem uma rede social ou uma presença digital que tem que ter a sua vida registada e guardada por terceiros.

privacidade é um Direito Fundamental, por isso não abdique dele!

Não perca os próximos artigos do nosso Blog. Ainda temos muito para lhe contar.