O Nosso Compromisso De Responsabilidade Social 

Artigo escrito por Pedro Torres, CEO da Plan4Privacy

Na Plan4Privacy acreditamos na mais-valia da partilha de conhecimento, e acreditamos na Responsabilidade Social Empresarial, em que as organizações devem fazer parte da vida das comunidades.

Neste sentido, foi com muito gosto que aceitámos o convite da UNIS – Universidade Sénior de Sassoeiros para conversarmos com os seus alunos, no passado dia 29 de janeiro, e podermos, com esta iniciativa, alertá-los e sensibilizá-los para questões relacionadas com a Cibersegurança, privacidade e liberdade.

Sob o mote «Segurança da informação e proteção de dados pessoais – Riscos da Internet. Porque precisamos de segurança?», começámos por enquadrar os participantes na História da Internet, e de como ao longo dos anos, as ameaças se foram intensificando na mesma proporção de incremento da sua utilização.

Num momento em que o uso da internet cresceu exponencialmente, e no caso específico desta comunidade, que viu as suas aulas passarem para regime online, através de aplicações, faz sentido, mais do que nunca, que os utilizadores digitais saibam tirar o maior proveito do mundo digital, contudo sempre conscientes dos riscos associados.

O objetivo não passa pelas pessoas deixarem de navegar na Internet, mas sim que o façam de forma responsável e segura, sabendo como evitar riscos com consequências potencialmente sérias num futuro próximo.

Conversámos sobre o aceitar ou não das cookies, qual o melhor antivírus; esclarecemos questões sobre gestão de passwords e de limpeza dos históricos, e refletimos sobre a pegada digital que cada um vai construindo cada vez que entra num site novo e se regista.

Estamos cientes da importância em alertar as pessoas para este tipo de questões, sobre as quais, na maioria das vezes, nem paramos para pensar sobre os seus impactos.

Acreditamos que é essencial, para a segurança digital de todos, colocar as pessoas a refletir e falar sobre estes temas, cada vez mais atuais.

Esta consciência é um dos grandes pilares da Plan4Privacy desde a sua criação, e por isso mesmo aceitámos realizar a primeira ação de sensibilização no dia seguinte à criação da empresa.

Ao longo do nosso percurso, muitas foram as oportunidades nas quais pudemos reforçar este compromisso de estar sempre perto da comunidade, partilhando o nosso conhecimento.

Passámos por várias escolas, falámos com crianças e adolescentes sobre como evitar os riscos na Internet; escutámos e esclarecemos as dúvidas das Associações de Pais.

Como sabemos que esta missão não tem fim; para além destas palestras, fomos encontrando parceiros, para que em conjunto possamos chegar a mais pessoas.

É o caso da Wizer Training, com quem temos trabalhado na sensibilização da comunidade relativamente aos riscos da Internet, como por exemplo através do projeto pedagógico Minuto Digital na RTP África.

A Cibersegurança não é um assunto só das empresas. A Ciberseguraça tem que ser uma preocupação e uma responsabilidade para cada um de nós. Homens, mulheres, curiosos, trabalhadores, estudantes, inclusive, claro os seniores.

Navegar pela internet de forma segura está ao alcance de todos e este é o compromisso da Plan4Privacy com a comunidade.