Cloud para empresas | É seguro para a minha PME?

Cloud storage é uma solução frequentemente adotada pelas empresas para armazenamento de dados que tem levantado questões de segurança e levado as empresas a questionar a sua utilidade.

Por ser um sistema frequentemente utilizado, bastante útil e, ultimamente, muito questionado, torna-se necessário perceber quais as suas vantagens e como evitar as ameaças que apresenta de forma a que as empresas possam aproveitar os inúmeros benefícios que a cloud traz.


Porque deve uma PME usar a cloud?

Cloud computing ou cloud storage é uma tecnologia que permite o armazenamento de recursos, programas ou dados online e que permite o acesso através de qualquer dispositivo que tenha as permissões de acesso apropriadas.

As principais vantagens da cloud para uma PME são as seguintes:

Eficiência de custos

Esta tecnologia utiliza servidores remotos para armazenar informação e conectar os variados dispositivos. Torna, então, desnecessária a conexão a servidores locais e permite que a informação armazenada seja partilhada entre vários utilizadores.

Por funcionar deste modo, reduz significativamente os custos de servidor, hardware e software, o que para uma pequena e média empresa é bastante importante.

Escalabilidade

Tendo em conta que todas as infraestruturas utilizadas pela cloud são externas, é possível que uma empresa aumente o espaço de armazenamento com facilidade através da contratação de novos planos da cloud, evitando assim um investimento num upgrade de servidores internos.

Para uma empresa de menor dimensão com objetivos de expansão, a cloud oferece uma solução bastante interessante.

Mobilidade

A cloud permite o acesso remoto a todos os dispositivos que tiverem permissões de acesso adequadas. Assim sendo, independentemente da localização física do colaborador, este pode aceder aos dados armazenados sempre que necessário.

Esta característica tende a melhorar a produtividade de uma empresa por permitir que se possa trabalhar a partir de qualquer local.

Competitividade

Por fornecer acesso aos softwares mais recentes e atualizados à distância de um clique e upgrade, permite que as empresas trabalhem com maior eficiência e eficácia, aumentando assim a sua competitividade no mercado.


Ameaças inerentes à utilização da cloud

Por muitos benefícios que cloud computing ofereça, é ainda um sistema que causa algumas dúvidas, nomeadamente no que toca à segurança.

Apesar dos fornecedores de serviços de cloud garantirem que as melhores práticas de cibersegurança são aplicadas e que os seus sistemas são seguros e confiáveis, continuam a ocorrer falhas como a perda de dados, roubo de informação causado por acessos indevidos e ciberataques como a negação de serviço (DDoS).

Contudo, estas falhas podem ser evitadas e a cloud pode tornar-se uma opção 99% fiável para as empresas.


Segurança na cloud

A cloud é tão segura como qualquer outro sistema ou servidor, seja este local ou remoto. Qualquer medida de cibersegurança que seja necessária implementar nesses servidores, é também essencial que seja aplicada à cloud, de modo a torná- la segura.

Como é então possível garantir a segurança em cloud computing?

Fornecedores fiáveis

É extremamente importante que, ao eleger um serviço de cloud storage, se tenha bem presente estas questões de segurança, e se opte por um fornecedor de confiança, capaz de garantir a segurança dos seus sistemas.

Gestão de acessos

Muitas vezes as falhas de segurança não são causadas por lacunas presentes na cloud mas por uma gestão errada dos acessos por parte da própria empresa.

É uma questão um tanto sensível, mas que tem de ser abordada, pois é dos principais motivos das falhas de (ciber)segurança em empresas, quer utilizem a cloud ou não.

Os acessos devem ser fornecidos aos colaboradores apenas quando estritamente necessários, evitando assim que informação sensível ou confidencial se propague e esteja em risco de ser roubada.

Backups frequentes

A melhor forma de evitar a perda de dados é através de uma realização de backups de informação com frequência.

Alguns serviços de cloud oferecem a opção de backups automáticos de forma a evitar esta situação.

Encriptação

Antes da migração ou do upload de informação para a cloud, é extremamente recomendado proceder à encriptação de toda a informação para que, se alguma falha de segurança acabe por causar a perda ou roubo de informação, esta esteja protegida.

Formação dos colaboradores

Grande parte das falhas de cibersegurança ocorrem por negligência e podem facilmente ser evitadas.

Com a cloud, a situação é idêntica. A falta de conhecimento sobre como trabalhar com a cloud leva, muitas vezes, à sua utilização incorreta e à consequente fragilidade. Torna-se então essencial a formação dos colaboradores no que toca a este tema, de modo a garantir a melhor e mais segura utilização possível dos recursos da empresa.

Por último, não esquecer as regras em vigor no Regulamento Geral de Proteção de Dados referentes à transferência internacional de dados pessoais. Ou seja, é fundamental garantir que o fornecedor de cloud cumpre a legislação a este respeito.

É precisamente neste tópico que a Plan4Privacy™ pode ajudar. Com experiência em temas de cibersegurança e proteção de dados, é o parceiro ideal para solucionar as questões acima levantadas, seja através dos seus serviços de consultoria em privacidade e proteção de dados, onde se inclui a formação dos colaboradores, soluções de cibersegurança , disponíveis para empresas e particulares, ou soluções integradas de compliance RGPD, através dos seus Pacotes de Horas de Data Protection Advisory.